Tanto na marcenaria em geral como na construção de barcos de madeira é comum que você precise de um perfil de madeira curvo. Mas como fazer isso?
A maneira mais imediata é simplesmente cortar um pedaço de madeira no formato necessário. Outra forma, bastante utilizada na construção de embarcações, é a moldagem a vapor (steam bending).
Aquecendo a madeira você consegue fazer com que esta fique mais flexível e assim possa ser envergada além do limite que seria possível normalmente.
Mas quais as vantagens deste processo? Existem três tipos de benefícios: o estrutural, o econômico e o estético. Repare a diferença no veio da madeira na imagem abaixo:
No caso da madeira cortada (1) repare que o veio não segue a curvatura da peça o que compromete suas propriedades estruturais. Já no caso da madeira moldada a vapor (2) o veio é continuo. Outra vantagem do processo a vapor é a economia de material. Além disso, esse processo pode ser aplicado também por questões visuais, em casos onde o veio da madeira é um elemento estético.
Para aquecer a madeira uma pequena caldeira é conectada a uma caixa de madeira onde as ripas são acondicionadas por algum tempo. Esse tempo, dependendo do tipo de madeira e do tamanho do projeto, pode variar de alguns minutos a algumas horas. Em regra geral, calcula-se para cada polegada de espessura da madeira, uma hora na caixa de vapor. Assim que é interrompido o processo à vapor, o construtor tem apenas alguns minutos para moldar a madeira, que é fixada rapidamente e depois de completamente seca adquire esta nova forma.
Em barcos de madeira este processo é utilizado principalmente para elementos estruturais, veja estas cavernas (frames) sendo moldadas ao picadeiro (strongback ) após serem retiradas da caixa de vapor:
Em um projeto pequeno, um ferro de passar sobre um pano molhado pode ser suficiente.
Este é o caso dessa prancha de surf de madeira construída com as mesmas técnicas de construção de pequenas embarcações.
Veja como a ripa é fixada depois de aquecida. Trata-se exatamente do mesmo processo utilizado para as cavernas da pequena embarcação citada anteriormente.
E as aplicações não param por aí. Este artista de NY por exemplo utiliza essa mesma técnica para criação de suas peças, como este incrível banco:
Assista a esse vídeo de um reparo em uma grande embarcação de madeira e veja como o processo também se dá em larga escala.
Sobre o Autor
Cassio Neres
É projetista de embarcações formado pela The Landing School em Maine, EUA, onde atualmente leciona e projeta. Praticante de surf e kitesurfing sempre amou o mar. Em 2015, após mais de 10 anos como co-fundador e diretor de uma empresa na área de TI, decidiu iniciar um movimento de transição em que pudesse combinar essa paixão com suas habilidades em matemática, solução de problemas, desenho e arte. Acredita no potencial náutico do Brasil e deseja contribuir para que as pessoas possam desfrutar de uma relação mais próxima com o mar. Seu portfólio pode ser acessado em http://cassions.wixsite.com/portfolio
No filme “A Cabana” tem um bote de madeira que eu quero fabricar. Sabe como eu posso conseguir o projeto?
Tenho algumas fotos dele e posso enviar.
Ja construi um pequeno veleiro ingles em madeira kurlew 16. Projeto de 1932. ficou excelente e navega muito bem. Posso enviar link de fotos
Mande as fotos sim Flavio que a gente publica aqui no site! Mandei um e-mail para você. Abraço!