Interessado em Yacht Design? Muita gente me pergunta como começar a fazer seu primeiro projeto de barco. Eu sempre respondo: sendo curioso. E essa curiosidade não se resume apenas àquela pesquisa na internet. Tem que ser físico, ir às marinas e ver os barcos, velejar, navegar, construir e, sobretudo, ler livros.
Até aí tudo bem. Quem não gosta de velejar e navegar? Ir passear nas marinas, olhar todos os barcos possíveis e saber quais são de cor. Entretanto a parte mais técnica e que vai te elevar a outro nível é (como se espera) a mais difícil. Como diz o jornalista e historiador Eduardo Bueno, está tudo lá para quem quiser entender.
Nós brasileiros temos um problema adicional nessa busca pela técnica do yacht design. Não há bibliografia ainda em português. A leitura, então, deve ser, para piorar um pouco as coisas, em inglês, se não também em francês, alemão…
Por onde começar?
A nossa lista começa com um clássico moderno do projeto de barcos, útil a todo escritório de projetos:
- Principles of Yacht Design: este livro, escrito por Larson e Eliasson, dois projetistas noruegueses, está em sua quarta edição e já dá dicas importantes de como usar ferramentas modernas de modelagem de veleiros entre 10 e 30 metros de comprimento.
Participação de vários especialistas do setor náutico.
O yacht design dos clássicos
Em seguida, podemos citar um livro alternativo ao Principles of Yacht Design, talvez seu predecessor, escrito por um acadêmico a mais de um século atrás, mas que, em sua versão atualizada figura como importante recurso para o projeto de barcos:
- Elements of Yacht Design: apesar do nome semelhante, esse livro, escrito por Nornan Skene em 1904 e atualizado em 1973 por Francis Kinney traz ferramentas diferentes, muito básicas e analógicas, mas ao mesmo tempo importantes, para o projetista interessado em afiar seus conhecimentos técnicos.
Uma imagem vale por mil palavras
O último item na nossa lista não fica atrás dos anteriores. É, entretanto, totalmente diferente do que já sugerimos. Não traz uma teoria consolidada de projeto de barco. Ao contrário, mostra casos de uso mais voltados para aqueles que tem interesse nos intricados sistemas a bordo de barcos de lazer, tarefa importante para o yacht design. Esta é uma excelente referência para quem que precisa de uma boa ideia de como funciona o barco, para basear seus semelhantes e sistemas análogos:
- How Boat Things Work: Com um nome nada técnico, este livro torna-se convidativo em todos os sentidos. As explicações, apesar de básicas sobre cada um dos principais sistemas de bordo (hidráulico, governo, elétrico etc), são ricas em ilustrações claras que vão te dar uma boa mão pra entender como começar a dimensionar essa complexa rede de equipamentos.
Ficam aí as dicas pra você começar sua carreira. Não esqueça que o yacht design é um campo de muitas informações interrelacionadas, então vale estudar de tudo um pouco. Esses títulos são um bom começo, mas dificilmente serão o final. Comece por aqui e suas leituras em yacht design ficarão cada vez mais naturais.
Participação de vários especialistas do setor náutico.
Tenho uma coleção com uns 90 livros no assunto, em 4 idiomas. Houve livros com tão baixa tiragem que foram esquecidos como se nunca tivessem existido. Muito bom seu trabalho de incentivo ao conhecimento.