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Agora que você já conhece um pouco desse grande universo dos barcos de esporte e recreio, vale continuar essa pesquisa pra achar seu designer favorito, os barcos com as linhas que mais te agradam, os desenhos que mais próximo chegam ao seu ideal de barco. Depois, passamos para as partes práticas. Qual o melhor tipo de barco para mim? O que eu quero com um barco? Onde vou usá-lo? Essas perguntas muitas vezes são feitas antes mesmo de se começar a olhar os barcos, mas aqui  BRANA acredita que mais vale você se encantar por um barco antes de saber como usá-lo porque afinal de contas é isso – e apenas isso – que move um apaixonado por barcos. A função nós adaptamos, reconhecemos, depois de sabermos por onde procurar. Isso, claro, não significa que seja fácil ou que a função de um barco seja menos importante, muito pelo contrário. Então, agora, pense qual tipo de uso você fará do seu mais novo barco. Vai pescar? Passear? Viajar? Acampar? Essas perguntas só podem ser respondidas…olhando novamente aquele conjunto de barcos já escolhidos como “os selecionados”, dentre os que já te agradaram, mesmo que de relance. Veja, vai ser fácil reconhecer que você já tinha uma clara ideia do que fazer com seu barco mesmo antes de saber o que faria. Então esse conjunto de barcos certamente irá atender às suas necessidades. Mas vamos a alguma teoria:
Se você vai pescar, procure barcos que tenham estabilidade. Não é necessário ter um barco veloz ou com grande autonomia, afinal, um barco de pesca pequeno vai leva-lo até onde você sabe que há peixes, próximo de onde você estará partindo. No entanto, você passará muito tempo nele, então procure barcos confortáveis, que o abrigue do sol – ou da chuva, se você for um intrépido pescador. Um ótimo exemplo de pequeno barco de pesca são os dories. Perceba como são bojudos, com uma larga boca (largura máxima) para o seu tamanho.

Por outro lado, se você irá passear sem compromisso, deve pensar se quer privilegiar a emoção da velocidade ou o conforto em passeios mais longos. Os whitehalls hoje são excelentes barcos a remo para se navegar com um pouco de cada um desses atributos. São barcos esguios e, portanto, ágeis, mas também acomodam bem duas pessoas num curto passeio em águas calmas. Observe a popa (parte de trás do barco) reta para um fluxo mais uniforme de saída. Veja, por exemplo, os modelos disponíveis na Cheasapeake Light Craft.

Agora, para conforto mesmo, você deve procurar pelos chamados daysailers , ou barcos que tenham alguma cabine – ou ao menos um arremedo de cabine. Com barcos desse tipo, é possível até mesmo acampar a bordo. Acampar, isso mesmo. Montar uma barraca ou uma extensão dessa cabine, para que você possa pernoitar a bordo com algum conforto e sem gastar muito.
Exemplos de cascos interessantes para acampar a bordo – ou para levá-lo até o local do seu acampamento -, são o Glen-L 15 e o Goat Island Skiff, que inclusive caem muito bem para quem está aprendendo a construir ou a velejar. Observe o conforto do amplo cockpit do Glen-L 15 da foto abaixo.
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Glen-L 15 (Fonte: Small Boats Monthly, Julho/16)
Independente da sua intenção ao comprar ou construir um pequeno novo barco, você deve dar a ele o destino de acordo com a sua forma. A pescaria vai ser um desastre se você fugir muito das características de um barco de pesca, assim como um acampamento pode não acontecer se o barco for despreparado para tal. E não menos importante é a combinação de algumas características que, juntas, permitem o melhor dos mundos, ou seja, que seu barco possa ser o mais versátil possível. O que não se pode esquecer jamais é que um barco tem sempre um objetivo principal, ou que se convenciona chamar técnica mente de expectativa principal. E  o mais importante é respeitar essa pré-disposição, tanto do tripulante quanto do barco.
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