Não é para qualquer um… Embarcações de práticos desafiam águas congelantes

À primeira vista, quem observa um barco de praticagem não se dá conta das peculiaridades do uso destas embarcações. Imagine você que a embarcação do prático deve ser capaz de acompanhar um navio em movimento, inclusive em mar agitado, e embarcar o prático, geralmente por meio de uma escada feita de cabos, a chamada “escada quebra-peito”. Sem contar que algumas das vezes o trabalho acontece de madrugada. Uma vez embarcado, o prático é responsável por levar o navio em segurança até o seu porto, que conhece como a palma das mãos. Nos EUA, por exemplo, um dos testes para se tornar prático consiste em desenhar, de memória e em detalhes, a carta náutica do porto em que irá trabalhar.

IMG_4257.jpgCROP

Agora imagine tudo isso em uma região gelada. Um dos práticos com quem conversei em Portland, no Maine nos EUA, me disse: não é para qualquer um.

Imagem 360 da cabine – Clique na imagem para ver em 360

Devido às baixas temperaturas estes barcos possuem um sistema de aquecimento muito peculiar. Por dentro de todo guarda-mancebo (estrutura tubular para se apoiar e evitar que a tripulação caia no mar) circula água quente que possibilita o seu uso em baixas temperaturas. Afinal um tubo de metal congelado não é nada confortável para se segurar. Todo deck também é aquecido por um sistema de tubos, instalados embaixo do piso.

Imagem 360 do guarda-mancebo – Clique na imagem para ver em 360

Este complexo sistema de aquecimento precisar funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Quando congelados os fluidos em tanques e mangueiras se expandem, fazendo com que estes se rompam, ou até mesmo explodam. Já esqueceu uma garrafa no congelador? É a mesma situação. Veja em nosso Instagram o que aconteceu com um tanque nestas condições.

banner_seminario

Você consegue imaginar o prejuízo de reparar ou mesmo substituir tubos, mangueiras e tanques que tenham se danificado em um congelamento acidental? Por conta disso esta embarcação de 64 pés, possui dois geradores e uma caldeira, além de ficar o tempo todo conectada à rede elétrica do cais.

4power_all_together

Redundância para evitar congelamento

Outro detalhe interessante está nas escotilhas. Há um pequeno dreno conectado a uma bomba com o objetivo de não acumular água ali, pois se a água congelasse neste espaço, não seria possível abrir a escotilha.Dreno para evitar bloqueio da escotilha

5drain

Se você já pensou em ser prático terá que encarar muitos desafios, mas pelo menos, no Brasil, você não terá que lidar com temperaturas congelantes. De qualquer forma, o projeto de uma lancha como essa é ainda bastante intrigante, mesmo em águas tropicais. Pense só em quantos sistemas embarcados um projetista de pequenas embarcações tem que lidar para garantir a segurança do prático e dos tripulantes. E quanto disso é aproveitado na indústria náutica de esporte e recreio?! Até a próxima.

0capa_opt2

Pilot Boat em Portland, Maine.

About the author

Leave a Reply