Ao me formar em engenharia naval na UFRJ, durante um momento difícil na indústria naval no Brasil, procurei seguir um caminho um pouco diferente do usual e, junto com minha paixão pelo mar e embarcações de recreio e competição, decidi construir meus próprios barcos.
Meu primeiro contato com construtores artesanais foi através de um canal do Youtube, onde o construtor canadense Jason Eke constrói uma canoa em madeira pelo método de Strip-Planking. Com o tempo descobri outros projetistas e construtores que servem de inspiração tanto para mim quanto para qualquer outro construtor.
Por possuir conhecimentos básicos de marcenaria e um espaço disponível, decidi construir minha primeira embarcação, uma canoa canadense. Para isso contei com a ajuda de um amigo que já havia feito e construído alguns projetos e me guiou nesta primeira empreitada. O resultado foi esta canoa canadense de 14 pés para 2 pessoas:
O material utilizado na construção foi compensado naval de 4 mm e cedro para os acabamentos. A escolha da madeira como material deve-se principalmente a seu baixo custo, facilidade de ser encontrada e trabalhada e boa resistência mecânica, especialmente quando aliada a fibra de vidro e resina epóxi, formando uma estrutura sanduíche.
Os projetos dessas embarcações são feitos em softwares de engenharia naval, como Maxsurf e Rhinoceros, sempre levando em consideração a capacidade da madeira de ser trabalhada. Os diferentes métodos de construção permitem obter os mais diversos tipos de forma para uma grande variedade de embarcações. Para os primeiros projetos, quando ainda não se entende as propriedades dos materiais nem os segredos da construção, recomendo ir atrás de algum projeto online em sites como CLC Boats, Roberto Barros, etc. A variedade de projetos disponíveis é enorme e você pode escolher o que mais te agrada.
Os métodos mais comuns de construção em madeira para pequenas embarcações são o Stitch and Glue, onde as chapas de madeira são “costuradas” umas nas outras e em seguida coladas, obtendo um excelente resultado, especialmente para cascos quinados, e o Stip-Planking, onde tiras de madeira, geralmente cedro ou alguma similar, são coladas umas as outras, apoiadas nas seções da embarcação que estão dispostas sobre uma mesa reforçada.
Com um espaço razoável disponível, algo em torno de R$500,00 e algumas poucas ferramentas, qualquer um é capaz de construir o barco desejado. Os materiais utilizados são apenas madeira, adesivo epóxi para colar as chapas ou tiras de madeira, fibra de vidro e resina epóxi para aumentar a resistência em áreas mais críticas e para selar a madeira para que esta não absorva água quando utilizarmos a embarcação.
Pode parecer trabalhoso, mas garanto que o prazer de construir e depois utilizar seu próprio barco supera qualquer dificuldade encontrada pelo caminho. Tanto eu quanto o BRANA estaremos sempre disponíveis para ajuda-lo em qualquer etapa, desde o projeto até o batismo de sua embarcação.
Sobre o Autor
Herbert Berckenhagen
Formado em Engenharia Naval pela UFRJ, desde pequeno surfista e remador, sempre foi apaixonado pelo mar e por embarcações. Estudou Arquitetura Naval na Universidade de New South Wales, na Austrália, onde teve seu primeiro contato com o projeto de pequenas embarcações.
Atualmente se dedica ao projeto e construção de pequenas embarcações em madeira e fibra com sua própria marca, a Berck Design.
Assim como o BRANA, acredita que com seu imenso litoral o Brasil possui um potencial ainda inexplorado para embarcações de recreio e competição.
Show de bola Beto !
Parabéns pelo projeto!
Desistir… risque de seu vocabulário…Inovar sempre!!
Parabéns pelo projeto. Quero iniciar o meu, tenho filhos gêmeos de 4,5 anos e pretendo construir uma canadense com os dois, depois usá-la com eles tb.