Kits de Montagem
Construir um barco não é uma tarefa simples! Primeiro porque exige do construtor (amador, principalmente) um grau de sacrifício que nem todos os que buscam um barco para navegar se dispõem a fazer. E, segundo, porque uma vez abraçada a missão de construir algo, é preciso ter acesso a uma infraestrutura que permita que a atividade seja conduzida com segurança e eficiência, seja qual for o tamanho do barco ou o método escolhido para a construção.
De uns anos para cá percebeu-se, no entanto, que muitos novos construtores amadores vêm se arriscando a empreitada. Nós já falamos, no post “construção em ply glass”, sobre a revista The Rudder, publicada nos EUA no início do século XX, que trazia projetos de embarcações especialmente direcionadas para construção amadora. Hoje, mesmo sem esse tipo de publicação, é possível, e cada vez mais fácil, preparar-se e encarar com segurança a empreitada de construção do próprio barco. Isto se deu, em certa medida, pelo advento da fibra de vidro, mas também pela popularização do que se se tornou conhecido como “kit de construção”.
O kit de construção nada mais é do que um barco desmontado em forma de um grande quebra cabeças, acompanhado de um manual de instruções que, se seguido à risca e utilizando as ferramentas necessárias, pode se tornar o barco dos seus sonhos. Ainda no âmbito da fibra de vidro, é muito comum que o proprietário de fôrmas de casco, convés e móveis, ofereça o “kit” casco-convés-móveis já desenformado, pronto para ser montado e finalizado pelo interessado, o que é uma alternativa ao oneroso aluguel das fôrmas em si. Esta modalidade, apesar de parecer rápida, é comumente ainda muito cara para o comprador, demandando muito trabalho de acabamento para transformar essas gigantescas partes em um barco viável.
A outra modalidade de kit que tem se popularizado ainda mais por conta das máquinas de corte numérico, as chamadas CNC, é o kit em chapas de compensado, aquelas pranchas de madeira laminada largamente utilizadas em diversas aplicações. A escolha do compensado como material para a construção de um barco permite ao projetista elaborar o conceito do barco e prever que todas as peças que formam o casco, o convés e os móveis sejam obtidas a partir do corte dessas chapas, ou seja, todas as peças são planificadas e dispostas da forma mais econômica possível sobre a área útil de uma chapa que tem normalmente 1,60 x 2,20 metros e uma espessura definida.
Quando o projeto é oferecido em forma de kit de compensado, o vendedor só tem o trabalho de inserir as informações do plano de corte na máquina CNC, e o barco nasce em forma de um quebra cabeças que é então enviado ao comprador, que segue um manual de instruções para, enfim, ver seu barco tomar forma, já que em geral os projetos em kit são de simples montagem e fácil assimilação, justamente pensados para o construtor iniciante.
Mesmo sem essas máquinas CNC, que são bastante caras no mercado ainda hoje, o simples fato de o projetista pensar em dispor as peças em folhas de compensado, já permite que o construtor amador possa cortar as peças manualmente e tenha bem menos trabalho para identificar cada etapa do processo, que se torna simples, rápido, fácil e econômico.
E aí, animou para começar a construir o seu próprio barco?
Como posso adquirir um desses kits?
Bom dia, Renato!
O BRANA representa a Chase Small Craft (http://www.chase-small-craft.com/) aqui no Brasil. Para adquirir um dos kits, basta escolher o seu modelo favorito que nós entregaremos via correio com toda comodidade para você!
Se você tiver alguma dúvida para escolher, entre em contato conosco que nós podemos te ajudar, sem compromisso!
Um abraço e bons ventos!
Os preços do site indicado estão em dólares. Quais os preços aqui no Brasil, com vocês atuando como representantes?
Boa noite, Cesar. De fato, os preços no Brasil diferem um pouco e flutuam de acordo com o dólar, mas estamos confiantes que estamos praticando preços convidativos aos novos construtores.
Entraremos em contato via e-mail em breve com maiores detalhes.
Um abraço!
Boa tarde. Qual o valor do kit da foto inicial?
Grato.
O kit mostrado na foto é ilustrativo e figura como exemplo no site da CLC Boats. Possivelmente corresponde ao kit do projeto Northeaster Dory (http://www.clcboats.com/shop/boats/wooden-sailboat-kits/northeaster-dory-rowing-sailing-kit.html).
E qual seria o processo de documentação dessas embarcações? visto que a marinha brasileira exige que o barco seja documentado.
Hugo, embarcações como essas são enquadradas como embarcações miúdas pela Marinha e o processo de registro é bem simples e exige-se apenas o recibo de compra e venda ou qualquer documento que comprove a construção artesanal, como as notas fiscais. Logo em breve produziremos um conteúdo específico voltado a instrução sobre esse tema. Surgindo duvidas, contate-nos no email contato@brana.com.br
Um abraço!
Gostaria de saber se voces conseguem produzir kit´s a partir de projetos como os do projetista brasileiro Roberto Barros, o POP 25 por exemplo?
Infelizmente, aí só com o projetista mesmo, amigo. Não temos licença para cortar kits de terceiros sem autorização.
Boa tarde,
Fiquei muito interessado no projeto Northeaster Dory. Poderias me mandar informações sobre valores