O Bevin’s Skiff é um pequeno barco construído em madeira que pode ser equipado tanto com remos quanto com uma vela. Mas seu grande trunfo não é esse, mas sim o de poder ser construído, efetivamente, em cerca de 25 horas a partir do kit vendido pela fundação Alexandria Seaport.
O projeto é de Joe Youcha. Ele percebeu que o ensino, em especial o de matemática e geometria, usando a construção de barcos, poderia ser otimizado e exponencialmente motivado. Com esta ideia, decidiu, então, conceber um barco que pudesse agregar as práticas de construção naval com as disciplinas escolares. Além disso, o projeto prevê a otimização de materiais, evitando ao máximo o desperdício, que é um problema recorrente na construção em madeira.
O conceito é bastante simples. Consiste de um fundo chato e costados com apenas uma quina que faz a ligação com o fundo. Sua versatilidade permite que carregue até mesmo uma armação vélica, em leg-of-mutton ou carangueja. BRANA inspirou-se muito neste conceito de simplicidade e versatilidade para projetar o Daysailer 14, que será o exemplo adotado nas aulas do nosso Curso de Introdução ao Projeto de Pequenas Embarcações, com início previsto para janeiro de 2017, em plataforma online.
Talvez sucesso não fosse o termo buscado pelo projetista do Bevin’s Skiff no início da sua concepção, mas o projeto tornou-se tão popular que já foi adotado pelas mais diversas escolas e ONG’s que trabalham com crianças e jovens nos Estados Unidos e em vários outros países. São tantas as unidades já construídas e sua construção inspira a tantos jovens, que Joe fez o que se chama Building to Teach, uma espécie de escola de instrutores, especializada em preparar profissionais que irão lecionar nos diversos projetos socioeducativos que usam a construção naval para formar jovens.
O BRANA hoje, então, tem como desafio fazer deste tipo de construção rápida e eficaz um projeto a ser implantado no Brasil nos mesmos moldes, que também possa entusiasmar nossos jovens a se voltarem para o mar, a se profissionalizarem ou mesmo a se motivarem com uma nova abordagem dos conteúdos escolares. Este sim pode ser o caminho!