A primeira etapa para construção tradicional de um barco de madeira é desenhar as linhas do casco em tamanho real. Este processo é conhecido como lofting.
Painéis de madeira são montados em uma bancada ou mesmo no chão, como se fosse um pedaço de papel grande o bastante para que o barco possa ser desenhado em tamanho real.
O plano de linhas (lines plan) fornecido pelo projetista em um certa escala é então transferido para estes painéis (lofting floor). Os pontos são medidos e marcados com pregos.
Muitas vezes é fornecida uma tabela com estas medidas, conhecida como tabela de cotas (offset table). Apesar de o plano de linhas ajudar bastante na visualização, apenas com esta tabela é possível se chegar às linhas do casco com maior precisão.
Depois, com um pedaço de madeira longo e flexível o suficiente, que funciona como uma régua, apoiado contra os pregos, as linhas são recriadas em tamanho real.
Essas linhas, já em tamanho real, são utilizadas para construir os moldes (molds), a quilha, a roda de proa, cavernas (frames) e outros elementos.
O lofting, nada mais é, portanto, que uma técnica para transferir as dimensões definidas pelo projetista em seus desenhos para o local onde será realizada a obra, em escala natural, ou seja, já nas proporções certas da embarcação real.
Alguns projetos acompanham um modelo em tamanho natural, em geral em papel, para que sejam cortados os painéis e seções. No entanto, a grande maioria não vem com esses padrões para o corte em tamanho natural e nem medidas claras nos planos, exigindo do construtor a aplicação da técnica de lofting.
Considerado por muitos um dos grandes mistérios da construção naval, na verdade, essa técnica pode ser facilmente utilizada por qualquer um e pode abrir para o construtor amadormuitas possibilidades em termos de opções de projetos para se construir! O lofting é realmente uma ferramenta valiosa!
Sobre o Autor
Cassio Neres
É projetista de embarcações formado pela The Landing School em Maine, EUA, onde atualmente leciona e projeta. Praticante de surf e kitesurfing sempre amou o mar. Em 2015, após mais de 10 anos como co-fundador e diretor de uma empresa na área de TI, decidiu iniciar um movimento de transição em que pudesse combinar essa paixão com suas habilidades em matemática, solução de problemas, desenho e arte. Acredita no potencial náutico do Brasil e deseja contribuir para que as pessoas possam desfrutar de uma relação mais próxima com o mar.
Ola Cassio Neres, eu sou projetista amador tenho uma copia do software Max Surf 13.01, e já faço uns projetinhos de casco em v, para bahias, gostaria de saber como usar essa tecnica lofting, para passar do reduzido a escala natural, voce poderia me ajudar mandando algun conteudo em PDF. obrigado amigo
Marcos, obrigado pelo comentário. Nós estamos fazendo uma palestra hoje no Rio de Janeiro justamente sobre isso:
https://www.sympla.com.br/palestra—plano-de-linhas—rj__160147
Em qual cidade você está? Estamos enviando um e-mail para você. Abraço!
Bom dia Cassio, estou tentando fazer um barquinho pra mim, com uma tabela dessas.
Tenho uma dúvida referente a tabela:
– Estou transformando tudo em milimetros, acho mais fácil de trabalhar,
– E nas oitavas tem alguns sinais de (+) inclusive nos (0),
Qual o motivo disso?
Pode me ajudar?
Oi Ricardo!
Boa ideia, trabalhar com milimitros facilita para nós mesmo.
Com relação ao sinal de +, onde tiver você acrescenta 1/16 polegadas, ou seja 1.5875 mm, mesmo onde for “zero”. Por exemplo, 0+ é na verdade 0 + 1.5875 mm, ou seja 1.5875 mm.
Abraço!
Cassio
Olá Cassio. Estou iniciando na arte. Voce me recomendo algum site onde posso encontrar projetos para treinar fazer lofting? Valeu
Claro, legal o seu interesse em desenvolver essa técnica. Pode olhar os projetos da Wooden Boat Store, que oferece muitas opções de barcos clássicos. Outra dica é comprar o livro do John Gardner, que traz uma porção de bons projetos que você pode reproduzir fazendo lofting de modelos em escala, sem falar que é uma excelente referência. Segue o link: https://amzn.to/3eifQQz